sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aos que vierem depois de nós

Bertolt Brecht / Tradução de Manuel Bandeira
" Realmente , vivemos muito sombrios !
A inocência é loucura . Uma fronte sem rugas denota insensibilidade .
Aquele que ri ainda não recebeu a terrível notícia que está para chegar.
Que tempos são estes , em que é quase um delito falar de
coisas inocentes .
Pois implica silenciar tantos horrores !
Esse que cruza tranquilamente a rua não poderá jamais ser encontrado pelos amigos que precisam de ajuda ?
É certo: ganho o meu pão ainda ,
Mas acreditai-me : é pura casualidade .
Nada do que faço justifica que eu possa comer até farta-me.
Por enquanto as coisas me correm bem
( se a sorte me abandonar estou perdido ).
E dizem-me : " Bebe , come ! Alegra-te , pois tens o quê ! "
Mas como posso comer e beber ,
se ao faminto arrebato o que como ,
se o copo de água falta ao sedento ?
E todavia continuo comendo e bebendo .
Também gostaria de ser um sábio.
Os livros antigos nos falam da sabedoria :
é quedar-se afastado das lutas do mundo e, sem temores ,
deixar correr o breve tempo. Mas evitar a violência ,
retribuir o mal com o bem , não satisfazer os desejos , antes
esquecê-los é o que chamam sabedoria .E eu não posso fazê-lo .
Realmente , vivemos tempos sombrios .
Para as cidades vim em tempos de desordem , quando reinava a fome .
Misturei-me aos homens em tempos turbulentos e indignei-me com eles .
Assim passou o tempo que foi concedido na terra.
Comi o meu pão em meio às batalhas .
Deitei-me para dormir entre os assassinos .
Do amor me ocupei descuidadamente e não tive paciência com a Natureza .
Assim passou o tempo que me foi concedido na terra.
No meu tempo as ruas conduziam aos atoleiros .
A palavra traiu-me ante o verdugo.
Era muito pouco o que eu podia . Mas os governantes se sentiam , sem mim,
mais seguros , - espero .
Assim passou o tempo que me foi concedido na terra.
As forças eram escassas . E a meta achava-se muito distante .
Pude divisá-la claramente , ainda quando parecia , para mim, inatingível .
Assim passou o tempo que foi concedido na terra.
Vós , que surgireis da maré em que perecemos ,
lembrai-vos também , quando falardes das nossas fraquezas ,
lembrai-vos dos tempos sombrios de que pudestes escapar.
Íamos , com efeito , mudando mais frequentemente de país
do que de sapatos,
através das lutas de classes , desesperados ,quando havia só injustiça e nenhuma indignação.
E , contudo , sabemos que também o ódio contra a baixeza endurece a voz .
Ah , os que quisemos preparar terreno para a bondade não pudemos ser bons.
Vós , porém , quando chegar o momento em que o homem seja bom para o homem , lembrai-vos de nós com indulgência."
[ Texto: Pesquisado , www.releituras.com ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário