quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quando está frio / Fernando Pessoa

                                     
                                           " Quando está frio no tempo do frio , para mim é como se estivesse agradável.
                                             Porque para o meu ser adequado à existência das cousas 
                                             O natural é o agradável só por ser natural.
                                            Aceito as dificuldades da vida porque são o destino ,
                                            Como aceito o frio excessivo no alto Inverno -
                                            Calmamente , sem me queixar , como quem meramente aceita ,
                                            E encontra uma alegria no fato de aceitar -
                                            No fato sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável.
                                            Que são para mim as doenças que tenho e o mal que me acontece
                                             Senão o Inverno da minha pessoa e da minha vida ?
                                           O Inverno irregular , cujas leis de aparecimento desconheço.
                                            Mas que existe para mim em virtude da mesma fatalidade sublime ,
                                            Da mesma inevitável exterioridade a mim ,
                                            Que o calor da terra no alto do Verão 
                                             E o frio da terra no cimo do Inverno .
                                            Aceito por personalidade .
                                           Nasci sujeito como os outros a erros e a defeitos ,
                                           Mas nunca ao erro de querer compreender demais,
                                          Nunca ao erro de querer compreender só corri a inteligência ,
                                          Nunca ao defeito de exigir do Mundo
                                          Que fosse qualquer cousa que não fosse o Mundo ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário